Cosme Damião considerado museu português do ano
O Museu Benfica - Cosme Damião, em Lisboa, foi esta sexta-feira distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou esta entidade. De acordo com o palmarés anunciado pela APOM, em Lisboa, o Museu da Imprensa, na Madeira, e o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, receberam menções honrosas nesta categoria, que distingue o melhor museu português do ano.
A APOM, entidade dedicada à museologia, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor. Os prémios são referentes ao ano anterior à atribuição.
O Museu Benfica - Cosme Damião, o Museu da Imprensa, na Madeira, e o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, eram os três nomeados para o Prémio Museu Português 2014, um dos principais galardões atribuídos pela APOM no setor da museologia nacional.
O Museu do Benfica foi inaugurado em julho de 2013 no exterior do Estádio da Luz, em Lisboa, para dar a conhecer a história do Benfica. Batizado com o nome do fundador, jogador e dirigente Cosme Damião (1885-1947), o museu está dividido em 29 áreas temáticas e reúne cerca de um milhar de troféus conquistados pelas diferentes modalidades do clube.
Possui uma coleção de 20 mil objetos e documentação ligada à história do Benfica, inseridos num percurso que evoca o contexto sociocultural de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário